Bovespa fecha em alta com disparada da Souza Cruz
O Ibovespa subiu 0,13%, a 46.649 pontos, após bater a mínima em 17 meses no pregão de ontem
Economia|Do R7

O principal índice da Bovespa fechou em leve alta nesta quinta-feira (20), após bater a mínima em 17 meses na véspera, com a disparada das ações da Souza Cruz e ganhos dos papéis da Vale contrabalançando a pressão externa negativa e cautela com o quadro político e econômico do País.
O Ibovespa subiu 0,13%, a 46.649 pontos. O giro financeiro totalizou R$ 5,5 bilhões.
Wall Street encerrou o dia com o índice acionário S&P 500 em baixa de 2,11%, levando o desempenho acumulado no ano para o campo negativo, após o Federal Reserve destacar preocupações com crescimento global. A China teve outro dia de fortes perdas no mercado acionário.
No front doméstico, o noticiário vindo de Brasília continuou dominando as atenções, com destaque para a aprovação no Senado, na véspera, do projeto que reonera a folha de pagamento de vários setores, que gerou efeito misto na bolsa.
Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas
"É uma faca de dois gumes, com efeito positivo do lado macroeconômico via impacto fiscal, mas é ruim do ponto de vista microeconômico pois tende a elevar custos de empresas", disse o gestor Joaquim Kokudai, sócio na gestora JPP Capital.
No final do pregão, também esteve no radar a confirmação de que o Ministério Público Federal denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por suspeita de envolvimento em irregularidades investigadas pela operação Lava Jato.
A Souza Cruz fechou em alta de 12,86%, após sua controladora British American Tobacco elevar o preço para aquisição das ações na oferta pública de cancelamento de registro de companhia aberta da fabricante de cigarros brasileira.
Os papéis da Vale fechou com alta de 2,45% nas preferenciais e de 1,96% nas ordinárias, apesar do declínio nos preços do minério de ferro, em movimento alinhado ao de papéis de mineradoras na Europa e após as ações PN da companhia brasileira tocarem mínimas em quase nove anos na véspera.