Bovespa sobe quase 2% com anúncio de corte de gastos pelo governo
Principal índice da Bolsa de São Paulo fechou em alta de 1,9% e bateu os 47.281 pontos
Economia|Do R7
A Bovespa fechou o pregão desta segunda-feira com ganho de quase 2%, com o anúncio de medidas de austeridade fiscal pelo governo federal trazendo algum ânimo a investidores e suplantando a influência de cautela nos mercados internacionais antes da decisão de juros do banco central norte-americano nesta semana.
O Ibovespa fechou em alta de 1,9%, a 47.281 pontos, pouco abaixo da máxima do dia, quando chegou a subir 2,1%. O giro financeiro do pregão foi de R$ 5,2 bilhões.
O governo federal anunciou medidas fiscais de R$ 64,9 bilhões para garantir a meta de superávit primário de 0,7% do PIB (Produto Interno Bruto), englobando iniciativas do lado dos gastos e das receitas.
Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas
As medidas, que mostram um esforço para o país tentar evitar um novo rebaixamento de rating, favoreceram ativos de risco como a bolsa brasileira, após a Standard & Poor's ter retirado o grau de investimento do Brasil na semana passada, disse o analista Luis Gustavo Pereira, da Guide Investimentos.
Isso se sobrepõe à cautela registrada no início da sessão, quando a Bovespa mostrou pouca oscilação, em linha com os mercados externos. Agentes financeiros estão alertas à reunião do Federal Reserve na quarta e na quinta-feiras, diante da possibilidade de um primeiro aumento de juros do país em uma década.