Brasil abre 34,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em maio, diz Caged
Contratações formais superaram demissões pelo segundo mês seguido no País
Economia|Do R7, com Reuters

O Brasil abriu 34.253 empregos com carteira assinada ao longo do mês de maio, no azul pelo segundo mês consecutivo, de acordo com dados revelados nesta terça-feira (20), pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do MTE (Ministério do Trabalho.
O resultado do mês passado é fruto de 1.242,433 admissões e 1.208,180 desligamentos. Trata-se do melhor maio para o mercado de trabalho dos últimos três anos. Em 2015 e 2016, o País cortou 115.599 e 72.615 postos formais de trabalho, respectivamente.
No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, houve abertura de 48.543 postos, numa melhora significativa em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve o fechamento de 448 mil vagas.
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirma que o resultado demonstra que, aos poucos, o Brasil vem recuperando os empregos fechados nos últimos anos devido às crises econômica e política registradas no País.
— O governo federal tem feito um esforço grande e constante para adotar medidas que incentivem a geração de empregos. E o resultado nós temos visto no desempenho do Caged desde o ano passado, mas, sobretudo, nos últimos meses.
Setores
Dos oito principais setores da economia, quatro tiveram desempenho positivo. O principal foi a Agropecuária, que gerou 46.049 novos postos de trabalho no mês passado. As culturas responsáveis por esse resultado foram o café, sobretudo em Minas Gerais; a laranja, em São Paulo; e a cana-de-açúcar, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Os outros setores com performance positiva foram os Serviços (+ 1.989 postos), a Indústria de Transformação (+ 1.433 vagas) e a Administração Pública (+ 955 vagas). Por outro lado, tiveram saldo negativo os setores do Comércio (- 11.254 vagas), Construção Civil (- 4.021), Indústria Extrativa Mineral (- 510) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (- 387).














