Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil tem 2,2 milhões de desempregados há dois anos ou mais, afirma IBGE

Apesar de ainda elevado, contingente de pessoas que procuravam trabalho há dois anos ou mais encolheu 35,3% em um ano

Economia|Do R7


4,2 mi procuravam trabalho havia mais de um mês
4,2 mi procuravam trabalho havia mais de um mês

O Brasil tinha 2,241 milhões de pessoas em busca de um trabalho há pelo menos dois anos no primeiro trimestre de 2023, o que configura uma situação de desemprego de mais longo prazo.

Se considerados todos os que procuram emprego há pelo menos um ano, esse contingente em situação de desemprego de longa duração sobe para 3,2 milhões.

Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e foram divulgados nesta quinta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar de ser ainda elevado, o contingente de pessoas que tentavam uma oportunidade de trabalho há dois anos ou mais encolheu 35,3% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

Publicidade

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Publicidade

Outras 979 mil pessoas buscavam emprego havia pelo menos um ano, mas menos de dois anos — 36,7% menos indivíduos nessa situação ante o primeiro trimestre de 2022.

No primeiro trimestre de 2023, 4,2 milhões de brasileiros procuravam trabalho havia mais de um mês, mas menos de um ano — 13,1% menos desempregados nessa situação do que no mesmo período do ano anterior —, e 1,97 milhão tentavam uma vaga havia menos de um mês — 4,4% menos indivíduos nessa categoria de desemprego do que no primeiro trimestre de 2022.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.