Cai número de empresas dispostas a investir mais neste 1º trimestre
Aumentou pela segunda vez a proporção de respostas desfavoráveis para o investimento
Economia|Da Agência Brasil
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da FGV (Fundação Getulio Vargas) mostra queda no percentual de empresas dispostas a investir mais no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao quarto trimestre do ano passado.
Para a Sondagem de Investimentos do primeiro trimestre do ano, o Ibre ouviu no bimestre — janeiro-fevereiro de 2014 —, 669 empresas em todo o País.
A pesquisa constatou que, das empresas industriais consultadas sobre à tendência de fazer investimentos produtivos, 27% afirmaram ter investido mais nos 12 meses anteriores do que nos próximos meses. Para o quarto semestre do ano passado, a tendência ficou em 31%.
As empresas que admitiram menos investimentos nos últimos 12 meses, no primeiro trimestre aponta o índice de 29%. Em 2014, a pesquisa do quarto semestre foi 28%. Segundo o Ibre, pela segunda vez, a proporção de respostas desfavoráveis ficou acima das favoráveis na série iniciada no terceiro trimestre de 2012.
A Sondagem de Investimento do primeiro trimestre do ano também constatou uma piora na tendência de investimentos para os próximos 12 meses, com a desaceleração sugerida pelas respostas relativas ao passado recente.
Sobre as previsões de investimento, 27% das empresas preveem investir mais, enquanto 31% programam investir menos que nos 12 meses anteriores, representando uma retração de 4 pontos percentuais. Esta é a primeira vez que o saldo de respostas é negativo.
A constatação retrata a piora nas expectativas em relação aos investimentos produtivos. Na avaliação do Ibre, no quarto trimestre de 2014, estes percentuais foram 30% para as empresas que pretendiam investir mais e 23% para as que pretendem investir menos.












