Campos Neto vence pelo terceiro ano seguido prêmio de melhor presidente de banco central
Essa é a primeira vez que uma mesma pessoa recebe honraria por três anos consecutivos
Economia|Do R7
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi escolhido pelo terceiro ano consecutivo como “presidente de banco central do ano” pela revista LatinFinance. Campos Neto é o primeiro banqueiro central a receber a honraria três vezes seguidas.
leia mais
“Roberto Campos Neto trouxe credibilidade ao Banco Central durante seus cinco anos no leme; a sua abordagem consistente à política monetária, enquanto isso, também ajudou a injetar vitalidade nos mercados financeiros do Brasil”, disse a revista.
“O formulador de políticas brasileiro foi eleito pelo terceiro ano consecutivo, algo sem precedentes, desta vez por sua hábil gestão do processo de desinflação do país, que manteve o crescimento econômico acima das expectativas do mercado", acrescentou a instituição.
Campos Neto agradeceu pelo reconhecimento. “Nosso sucesso é resultado de um esforço coletivo, onde cada servidor do Banco Central desempenhou um papel crucial. Esse prêmio é de todos nós. Muito obrigado", disse ele em comunicado publicado pelo Banco Central.
Em entrevista à LatinFinance, o presidente do BC destacou a atuação com autonomia do BC. Ele admitiu que a desinflação tem perdido força e afirmou que a decisão de voltar a aumentar a Selic vai levar a juros de longo prazo menores, em meio ao aumento do prêmio de risco na curva.