Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Carnaval interrompe pagamento do Auxílio Brasil e do INSS; veja funcionamento dos bancos

Calendário do programa de transferência de renda volta no dia 22 e dos benefícios de aposentados e pensionistas, no dia 23

Economia|Do R7

Pagamento será retomado na Quarta-Feira de Cinzas (22)
Pagamento será retomado na Quarta-Feira de Cinzas (22) Pagamento será retomado na Quarta-Feira de Cinzas (22)

Com o feriado de Carnaval, os bancos não vão funcionar na segunda (20) nem na terça-feira (21). O atendimento será retomado na Quarta-Feira de Cinzas (22), a partir das 12h. Por isso, os pagamentos do Auxílio Brasil, que vai mudar de nome para Bolsa Família, e dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ficam suspensos.

O calendário do Auxílio Brasil será retomado na quarta-feira (22) para os integrantes do programa com final 6 do NIS (Número de Identificação Social). O pagamento continuará de forma escalonada até o dia 28 de fevereiro, para quem tem final 0 do NIS.

Neste mês, além do Auxílio Brasil, parte dos beneficiários recebe o Auxílio Gás. Ao todo, serão 21,86 milhões de famílias contempladas com a parcela de R$ 600 (veja calendário abaixo).

Já o Auxílio Gás será pago a 5,95 milhões de famílias. O benefício bimestral equivale ao valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg. 

Publicidade

Calendário de fevereiro do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás

NIS final 1 – 13 de fevereiro

NIS final 2 – 14 de fevereiro

Publicidade

NIS final 3 – 15 de fevereiro

NIS final 4 – 16 de fevereiro

Publicidade

NIS final 5 – 17 de fevereiro

NIS final 6 – 22 de fevereiro

NIS final 7 – 23 de fevereiro

NIS final 8 – 24 de fevereiro

NIS final 9 – 27 de fevereiro

NIS final 0 – 28 de fevereiro

INSS

No caso do INSS, o calendário de pagamentos será retomado na quinta-feira (23). Os segurados recebem conforme o final do cartão, sem considerar o dígito verificador.

Funcionamento dos bancos

As agências bancárias vão ficar fechadas na segunda e na terça-feira e retomarão o atendimento às 12h de quarta-feira (22). Dos bancos nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, de modo a garantir o mínimo de três horas de atendimento ao público.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta aos clientes que utilizem preferencialmente os canais digitais, como site e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e os carnês com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte (quarta-feira, 22/2). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Funcionamento das agências do INSS

As agências do INSS estarão fechadas por causa do feriado de Carnaval nesta segunda (20) e terça-feira (21). Na Quarta-Feira de Cinzas (22), as unidades de atendimento não funcionarão no período da manhã e atenderão a partir das 14 horas os serviços que estão agendados.

Caso precise de informações, o cidadão pode contar com o atendimento telefônico da Central 135. Pela Central, é possível obter informações sobre benefícios e pagamentos ou conferir o horário de agendamento de atendimento presencial. Os serviços também estão disponíveis em MEU INSS (site e aplicativo).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.