Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cerca de 25% dos desempregados procuram vaga há mais de dois anos

A porcentagem equivale a 2,9 milhões de pessoas, segundo o IBGE; 14,2% estão buscando emprego no período entre 12 e 24 meses

Economia|Da Agência Brasil

Filas em busca de de emprego viraram rotina no país
Filas em busca de de emprego viraram rotina no país Filas em busca de de emprego viraram rotina no país

Cerca de 25% dos desempregados no Brasil estão à procura de emprego há dois anos ou mais. Esse contingente chega a 2,9 milhões de pessoas segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – Contínua (Pnad-C), referentes ao último trimestre de 2019 e divulgados hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, 14,2% estão procurando emprego entre um ano e dois anos e 16,%, há menos de um mês.

Leia também

A Pnad-C também mostrou dados sobre o mercado de trabalho no último trimestre do ano para homens e mulheres. A taxa de desemprego entre os homens (9,2%) é menor do que a observada entre as mulheres (13,1%).

A disparidade pode ser observada também entre brancos, que tiveram uma taxa de desemprego de 8,7%, e pretos (13,5%) e pardos (12,6%).

A taxa de contribuição previdenciária média de trabalhadores com mais de 14 anos em 2019 ficou em 62,9% no país. Santa Catarina foi o estado com maior percentual (81,2%), enquanto o Pará teve a menor taxa (38,2%).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.