Cheques devolvidos têm segundo maior nível para fevereiro desde 2009
Inadimplência com cheques atinge 2,19% em fevereiro, aponta Serasa Experian
Economia|Do R7

O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,19% em fevereiro deste ano, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Em janeiro, o percentual de cheques devolvidos foi de 2,06%. Em fevereiro do ano passado, foi de 1,99%.
Este resultado foi segundo maior para um mês de fevereiro de toda a série histórica, perdendo apenas para a inadimplência de 2,32% registrada em fevereiro de 2009.
Naquela época, a inadimplência com cheques estava elevada por conta os impactos recessivos oriundos da crise financeira internacional, deflagrada em setembro de 2008.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência com cheques em fevereiro deste ano reflete as dificuldades financeiras dos consumidores neste início de ano, as quais estão sendo determinadas pela a alta da inflação, pelo aumento do desemprego, e pelas sucessivas elevações das taxas de juros.
Nos Estados e regiões
No primeiro bimestre de 2015, o Amapá liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos, com 19,29% das devoluções. Já São Paulo foi o estado com o menor percentual (0,91%). Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 6,73% de cheques devolvidos, enquanto a região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual, com 1,28%.
Na região Norte, a devolução de cheques em fevereiro/15 foi de 7,20% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 6,31% registrada em janeiro/15. Em fevereiro/14, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos na região Norte havia sido de 4,03% do total de cheques compensados.
Na região Nordeste, a devolução de cheques em fevereiro/15 foi de 6,28% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 5,54% registrada em janeiro/15. Em fevereiro/14, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos na região Nordeste havia sido de 3,85% do total de cheques compensados.
Na região Sudeste, a devolução de cheques em fevereiro/15 foi de 1,32% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 1,25% registrada em janeiro/15. Em fevereiro/14, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos na região Sudeste havia sido de 1,55% do total de cheques compensados.
Na região Sul, a devolução de cheques em fevereiro/15 foi de 4,50% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 4,29% registrada em janeiro/15. Em fevereiro/14, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos na região Sul havia sido de 2,00% do total de cheques compensados.
Na região Centro-Oeste, a devolução de cheques em fevereiro/15 foi de 5,01% do total de cheques compensados, maior que a devolução de 4,75% registrada em janeiro/15. Em fevereiro/14, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos na região Centro-Oeste havia sido de 2,81% do total de cheques compensados.















