Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

China registra recorde de produção média diária de aço pelo 3º mês seguido

Economia|

Por Muyu Xu e Josephine Mason

PEQUIM (Reuters) - As usinas siderúrgicas chinesas produziram quantidades recordes de aço em junho, enquanto os produtores correram para lucrar com altas margens, apesar da intensificação de uma disputa comercial entre Pequim e Washington.

A China, que responde por metade da capacidade mundial, produziu 80,2 milhões de toneladas de aço no mês passado, segundo dados do Departamento Nacional de Estatísticas da China. Isso é pouco menos que as 81,6 milhões de toneladas produzidas pelos Estados Unidos em todo o ano de 2017, segundo dados da Associação Mundial de Aço.

A produção de junho ficou abaixo do recorde de 81,13 milhões de toneladas em maio, mas junho tem um dia a menos, estabelecendo um novo recorde de produção média diária pelo terceiro mês consecutivo, de 2,67 milhões de toneladas, segundo cálculos da Reuters.

Publicidade

"As siderúrgicas estavam se esforçando para colher o máximo possível dos lucros, apesar dos controles ambientais", disse Richard Lu, analista da CRU em Pequim.

Os dados podem inflamar ainda mais disputas comerciais entre EUA e China. Os Estados Unidos e a Europa acusaram a China de exportar barato o excedente do metal, prejudicando os rivais internacionais.

Publicidade

As exportações de aço da China subiram no mês passado para 6,94 milhões de toneladas, maior nível desde julho de 2017, mesmo depois que Washington impôs tarifas de importação para proteger as indústrias norte-americanas.

A produção chinesa também subiu mesmo com o fechamento de algumas usinas para conter a poluição, sugerindo que algumas usinas mais novas podem ter elevado o ritmo para lucrar com as boas margens.

A produção de aço da China no primeiro semestre subiu 6 por cento, para 451,2 milhões de toneladas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.