Resumindo a Notícia
- Na terça (23), a Netflix comunicou novidades no 'gerenciamento de acesso às contas'.
- Trata-se do uso de novas ferramentas e da cobrança pelo compartilhamento de senha.
- A empresa diz que a assinatura é para uso do titular e das pessoas que moram com ele.
- O Procon-SP pediu explicações, e os consumidores comemoraram com memes.
Edifício dos escritórios da Netflix, em Hollywood (EUA)
Sébastien Vuagnat / AFPTV / AFPEm um dia, as redes sociais foram tomadas por pessoas que lamentavam as mudanças no sistema de cobrança da Netflix; no outro, as reações viraram comemorações bem-humoradas, após o Procon-SP ter anunciado a decisão de notificar a plataforma de streaming para esclarecimentos. Para agradecer ao órgão de defesa pela atitude, internautas criaram muitos memes!
Tudo começou na terça-feira (23), quando a Netflix comunicou a alguns assinantes a cobrança de um adicional de R$ 12,90 por pessoa que mora em residência diferente do titular da conta, mas tem acesso à mesma senha. Dessa forma, só não teriam de pagar a nova taxa as pessoas que compartilham a senha com pais, filhos, irmãos, marido ou qualquer outro familiar, desde que vivam sob o mesmo teto.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A própria empresa publicou uma mensagem sobre isso no Twitter:
Além de enviar a notícia a alguns clientes, a Netflix também publicou o comunicado em seu site:
A mudança causou um sentimento de revolta em alguns clientes, como os que compartilham a senha com familiares, mas moram em casas separadas.
Muitos consumidores procuraram o Procon-SP por meio de diversos canais, mas a maioria das consultas foi via redes sociais. As dúvidas foram sobre a legalidade das mudanças anunciadas pela operadora de streaming, o que levou o órgão à decisão de notificar a empresa a prestar esclarecimentos, anunciada na quarta (24).
Veja alguns memes que "traduzem" o sentimento de gratidão dos consumidores: