Logo R7.com
RecordPlus
‌

Colheita de soja de Mato Grosso já se aproxima da metade com ritmo recorde

Economia|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja de Mato Grosso avançou para 45,8 por cento da área total semeada, num salto de mais de 15 pontos percentuais em uma semana, apontou nesta sexta-feira o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), indicando que chuvas no Estado não têm evitado um avanço rápido da colheita.

Trata-se do ritmo mais acelerado para a colheita já registrado pelo órgão nesta época do ano.

‌

Um ano atrás, o Imea registrava índice de 25,6 por cento das lavouras colhidas.

Chuvas em formas de pancadas têm dificultado a colheita de soja no Estado desde a metade do mês de janeiro, mas não ao ponto de impedir os trabalhos de campo.

‌

Em apenas uma semana, os produtores de Mato Grosso colheram cerca de 1,4 milhão de hectares, área semelhante a todo o plantio de soja na Bahia este ano.

Considerando-se uma produtividade estável ao longo da temporada, os números indicam que cerca de 14 milhões de toneladas de soja de Mato Grosso já estão disponíveis no mercado.

‌

Segundo o Imea, caso não houvesse nenhuma interferência climática nesta época, o que é bastante difícil para os meses de janeiro e fevereiro no Centro-Oeste, a colheita teria potencial para ter alcançado 55 por cento. O cálculo leva em conta o calendário de plantio --que foi bastante acelerado nesta temporada-- e as variedades de sementes utilizadas.

Na próxima semana, as chuvas vão continuar em Mato Grosso, mas sem períodos prolongados.

‌

As "invernadas", com vários dias de chuvas ininterrupta, são temidas pelos agricultores porque o excesso de umidade pode derrubar a qualidade dos grãos já prontos para a colheita, impactando os valores recebidos pela soja.

"Com o corredor de umidade posicionado mais ao norte do Brasil nesses próximos dias, a previsão de uma invernada para a próxima semana é bem pequena na faixa central do Brasil", disse o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima.

None

(Por Gustavo Bonato)

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.