Com 60% do público, turismo nacional passa viagens ao exterior
Setor de viagens cresceu 12% no período de um ano, de acordo com Abav
Economia|Andrea Miramontes, do R7

Pela primeira vez em dois anos, o turismo dentro do Brasil ultrapassou as viagens ao exterior, como conta Edmar Bull, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Brasil (Abav Nacional).
De acordo com pesquisa da organização, 60% dos brasileiros agora viajam dentro do País, contra 40% que vai para fora, no levantamento feito de julho de 2016 a julho de 2017.
Apesar da crise, a organização divulgou ainda um crescimento do setor de 12%, em relação ao mesmo perído entre 2015/2016.
— As pessoas não deixam de viajar. Brasileiro ajusta o orçamento, pega um hotel mais barato, mas jamais deixa as férias de lado. Para crescermos mais, presicamos desburocratizar o setor, rever os impostos sobre as aéreas e hotéis. Isso faria o setor investir ainda mais em capacitação.
Nesta semana, na aposta no mercado brasileiro, a Air France-KLM anunciou novos voos para a Europa, partindo de Fortaleza, onde será a nova central da Gol. aeroporto de Fortaleza foi o escolhido como hub do grupo em parceria com a GOL, que vai conectar o Norte e o Nordeste do Brasil à Europa.
"Brasileiro ajusta o orçamento%2C mas não abandona as férias"
A partir de 1º de dezembro, a empresa terá voos para quatro cidades europeias: Barcelona, Berlim, Lisboa e Porto.

O hub fará a conexão das principais capitais do Norte e Nordeste do Brasil à Fortaleza, de onde partirão e chegarão os voos para a Europa.
Cidades como Natal, Recife, Salvador, Belém e Manaus serão algumas delas.
Neste quarta (27), comemora-se ainda o Dia Mundial do Turismo. A União Européia se reuniu para debater os desafios do setor. É também a data em que começa a maior feira de turismo do Brasil, a Abav, em São Paulo, com as principais novidades do setor.
Os roteiros mais legais de viagens estão a um clique
45ª ABAV Expo Internacional de Turismo
Quando: 27, 28 e 29 de setembro, das 12h às 20h
Onde: Expo Center Norte, Pavilhões Vermelho e Verde, São Paulo















