Economia Com prejuízos desde fevereiro, shoppings comemoram reabertura

Com prejuízos desde fevereiro, shoppings comemoram reabertura

Dos 601 estabelecimentos no Brasil, só um continuará fechado a partir deste sábado (24). Setor já vê redução das perdas em vendas

  • Economia | Gabriel Croquer, do R7

Setor teve perda de 36,3% das vendas de janeiro a abril de 2021

Setor teve perda de 36,3% das vendas de janeiro a abril de 2021

Rovena Rosa/Agência Brasil - 19/04/2021

Com a reabertura gradual de estados depois do pico da segunda onda da pandemia de covid-19 no Brasil, o setor dos shoppings centers comemora a retomada e afirma que os prejuízos consecutivos desde fevereiro já começam a diminuir. Do total de 601 shopping centers no País, 600 estarão operando a partir deste sábado (24) e somente um, na cidade de Sete Lagoas (MG), ainda não tem previsão de abrir. 

Segundo levantamento da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), os estabelecimentos registraram queda nas vendas de 47,2% de 12 a 18 de abril, enquanto na semana anterior (05 a 11 de abril) a redução foi de 55,4%. Em relação à semana equivalente de março, houve crescimento de 64,8% nas vendas desde o dia 11.

Do dia 4 de janeiro a 18 de abril, as perdas nas vendas totalizam 36,3% na comparação com o mesmo período no ano passado. Os dados são coletados em parceria com a Cielo e compõem o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), que identifica as vendas do chamado “varejo total”, com separação por lojas de shopping center e rua.

Com o aumento das reaberturas todas as regiões apresentaram desaceleração das perdas. A exceção foi região Centro-Oeste que registrou estabilidade. A região Norte registrou a menor queda entre as regiões, com 12,2% na semana passada, seguida pela região Sul (19,3%); Centro-Oeste (31,6%); Nordeste (32,2%) e Sudeste (61,9%).

“A reabertura gradual dos empreendimentos ao longo deste período vem possibilitando esta retomada, que deverá ser intensificada nas próximas semanas diante da reabertura dos shoppings no estado de São Paulo no último domingo, dia 18”, disse o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

Últimas