Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Comissão Europeia rejeita plano de orçamento da Itália para 2019

Economia|Do R7

ESTRASBURGO (Reuters) - A Comissão Europeia rejeitou nesta terça-feira o esboço do orçamento de 2019 da Itália porque o plano quebrou as regras da União Europeia, e pediu para que Roma envie um novo documento dentro de três semanas, exercendo pela primeira vez um poder obtido durante a crise de dívida soberana.

"Hoje, pela primeira vez, a Comissão foi obrigada a pedir para que um país da zona do euro revise seu plano orçamentário", disse o vice-presidente da Comissão para o Euro, Valdis Dombrovskis, em entrevista coletiva.

"Mas não vemos outra alternativa senão pedir que o governo italiano o faça. Adotamos um parecer que dá à Itália no máximo três semanas para apresentar um projeto de revisão do plano orçamentário para 2019", disse Dombrovskis.

A Itália enviou uma carta à Comissão na segunda-feira, reconhecendo que seu plano de orçamento viola as regras da UE, mas insistindo que ainda seguirá em frente com ele.


"Infelizmente, os esclarecimentos recebidos ontem não foram convincentes para alterar nossas conclusões anteriores de um descumprimento particularmente grave da recomendação dirigida à Itália pelo Conselho em 13 de julho", disse Dombrovskis.

"O governo italiano está aberta e intencionalmente indo contra os compromissos que assumiu", disse ele.


None

(Por Jan Strupczewski)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.