Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Confiança do consumidor avança pela 2ª vez seguida, mas ainda segue baixa

Coordenadora da pesquisa diz que resultado pode ter sido influenciado pela Copa do Mundo

Economia|Do R7

ICC subiu 3% em junho e passou de 103,8 para 106,9 pontos
ICC subiu 3% em junho e passou de 103,8 para 106,9 pontos

A Confiança do Consumidor avançou 3% entre junho e julho de 2014, ao passar de 103,8 para 106,9 pontos. Apesar disso, o índice ainda se encontra em nível baixo quando comparado com os dados históricos.

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor), divulgado nesta sexta-feira, pela FGV (Fundação Getulio Vargas) mostrou sua segunda alta seguida, fator que levou o indicador de médias móveis trimestrais a subir pela primeira vez desde outubro de 2013. 

Segundo Viviane Seda, coordenadora da pesquisa, a alta é uma boa notícia, mas parte do resultado parece ter sido influenciada pela movimentação em torno da Copa do Mundo de futebol.

— Para se confirmar uma tendência mais consistente de alta, será necessário aguardar os próximos resultados.


Leia mais notícias de Economia e ajuste suas contas

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos


Em julho, a satisfação dos consumidores em relação à situação atual aumentou expressivamente, enquanto as expectativas em relação aos meses seguintes ficaram apenas ligeiramente mais otimistas. O ISA (Índice da Situação Atual) subiu 3,1%, para 113,0 pontos, enquanto o IE (Índice de Expectativas) variou 0,5%, passando a 101,2 pontos.

A avaliação sobre a situação econômica geral contribuiu com mais de 50% para o resultado favorável do ICC no mês. O indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores com a economia no momento avançou 8,8% em julho, ao passar de 69,6 para 75,7 pontos, melhor resultado desde março passado (76,1). A proporção de consumidores que avaliam a situação como boa aumentou de 14,1% para 16,7%, enquanto a dos que a julgam ruim diminuiu de 44,5% para 41,0%.


Com relação aos próximos meses, os consumidores fizeram previsões menos pessimistas a respeito das finanças pessoais. O indicador que mede o grau de otimismo em relação à situação financeira familiar subiu 1,6%, para 129,1 pontos.

Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.