Confiança do consumidor cai em março e volta a bater mínima histórica
Este é o terceiro mês seguido de queda do indicador de otimismo do consumidor
Economia|Do R7

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor) voltou a bater a mínima histórica em março pelo terceiro mês seguido ao recuar 2,9% sobre o mês anterior, para 82,9 pontos.
Em fevereiro, o ICC tinha caído 4,9%, chegando a 85,4 pontos, de acordo com os dados da FGV (Fundação Getulio Vargas).
A FGV informou nesta quarta-feira (25) que o ISA (Índice da Situação Atual) recuou 5,6% em março, para 77,7 pontos. Já o Índice de Expectativas caiu 1,4%, a 85,8 pontos. Ambos os índices estão nos menores níveis históricos.
A proporção de consumidores que avalia a situação da economia como boa caiu de 5,8% em fevereiro para 4,5% em março, enquanto a parcela dos que a consideram ruim aumentou de 71,6% para 77,6%.
O superintendente para ciclos econômicos da FGV/IBRE Aloisio Campelo informou que o ICC aprofunda a queda, afastando-se ainda mais dos níveis mínimos anteriores, registrados durante a crise financeira internacional de 2008-2009.
— Aos fatores econômicos, como inflação e mercado de trabalho, soma-se a preocupação do consumidor brasileiro com a turbulência do ambiente político e com os riscos de abastecimento de água e energia.
















