Economia Conselho da Anatel tem maioria para aprovar leilão 5G, diz governo

Conselho da Anatel tem maioria para aprovar leilão 5G, diz governo

Membros do colegiado se reuniram ontem para analisar a proposta. Decisão, no entanto, foi adiada para o final do mês

  • Economia | Da Agência Brasil

Conselho Diretor da Anatel tem maioria para aprovar leilão 5G, informou o governo

Conselho Diretor da Anatel tem maioria para aprovar leilão 5G, informou o governo

Pexels

O Ministério das Comunicações informou nesta terça-feira (2) que o o Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) formou maioria para aprovar o edital do leilão das faixas de radiofrequência destinadas à conexão via 5G.

Leia mais: Leilão do 5G prevê criação de rede privativa para o governo federal

Ontem (1), o conselho se reuniu para analisar a proposta de edital para a internet de quinta geração no país, mas um pedido de vistas adiou a decisão para o final do mês.

Segundo informou o ministério, três dos cinco conselheiros foram favoráveis à proposta apresentada pelo relator Carlos Manuel Baigorri e houve unanimidade quanto à criação de uma rede privativa de comunicação para a Administração Pública Federal.

Os conselheiros Vicente Aquino e Moisés Moreira anteciparam os votos e acompanharam integralmente o relator. O assunto tornará a ser analisado em 24 de fevereiro, quando os demais membros do conselho apresentarão seus votos.

O voto do relator também estabeleceu compromissos para os vencedores do leilão, entre os quais subsidiar a implantação de redes de transporte em fibra óptica na Região Norte (Programa Amazônia Integrada e Sustentável – Pais) e a construção da rede privativa para o Executivo, ponto com o qual todos os membros concordaram.

A previsão de criar uma rede privativa para o governo consta das diretrizes do leilão, publicadas em portaria do Ministério das Comunicações na semana passada.

Últimas