Consumidores aproveitam Black Friday para adiantar presentes de Natal
Pesquisa aponta um crescimento entre 12% e 15% no varejo físico e acima de 8% no varejo online durante evento deste ano
Economia|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Nesta sexta-feira (28) acontece a Black Friday em todo o mundo, data aguardada por consumidores e lojistas. A projeção da Abiacom (Associação Brasileira de Inteligência Artificial e e-commerce) é de que a data movimente cerca de R$ 9 bilhões só em vendas pela internet, representando um aumento de 14,5% em relação ao ano passado. Um dos impulsos nas compras é dado pelo pagamento da primeira parcela do 13º salário.
Rodrigo Simões, economista e professor da Faculdade do Comércio, destaca a expansão da data, que antes era apenas na última sexta-feira do mês de novembro e hoje tem validade durante todo o mês em alguns estabelecimentos, assumindo proporções maiores do que as propostas inicialmente. Segundo dados da Faculdade do Comércio, o professor mostra que, em 2025, a projeção é de um crescimento entre 12% e 15% no varejo físico e acima de 8% no varejo online, evidenciando o sucesso da data, mesmo que não bata as vendas natalinas.
Leia Mais
Simões ainda destaca que o evento faz parte de uma sequência de datas festivas que movimentam o comércio no último trimestre, iniciado no Dia das Crianças em outubro.
Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (28), ele explica que, nos estudos da Faculdade do Comércio, também notou uma tática utilizada pelos consumidores: utilizar a data para adiantar os presentes de Natal, uma vez que os preços costumam estar bem mais baixos que o normal.
“Eu percebi um ponto importante: que as pessoas na Black Friday têm aproveitado para comprar os presentes de Natal porque, muitas vezes, virou a Black Friday, os preços voltam ao normal”, revela.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
