Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Consumidores devem gastar, em média, R$ 196 com a Páscoa em 2019

Pesquisa divulgada pela CNDL e SPC Brasil estima que sete em cada dez brasileiros façam comprar para o feriado

Economia|Giuliana Saringer, do R7

Consumidores preferem comprar ovos de chocolate
Consumidores preferem comprar ovos de chocolate

Sete em cada dez brasileiros (72%) devem ir às compras na Páscoa em 2019, segundo levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), divulgado nesta quinta-feira (11). O gasto médio deve ser de R$ 196. 

A expectativa é de que 113,2 milhões de consumidores façam comprar no período — a maior parte deles (86%) farão pesquisa de preços e 41% dizem que os produtos estão mais caros neste ano. 

Os ovos de chocolate são os itens que conquistam a preferência da maior parte dos consumidores, sendo a escolha de oito em cada dez brasileiros (79%). Muitos consumidores também vão investir na compra de bombons e barras de chocolate (71%). 

A pesquisa mostra que 35% dos consumidores pretendem desembolsar a mesma quantia que o ano passado, 32% devem gastar mais e 25% menos do que em 2018. 


Quem pretende gastar mais, fará isso porque precisa comprar mais produtos do que no ano passado (41%), porque os itens estão mais caros (25%) ou porque querem aproveitar as oportunidades (19%).

Em média, a expectativa é de que os consumidores comprem seis produtos. Os principais presenteados serão os filhos (59%), os cônjuges (42%), a mãe (41%) e os sobrinhos (33%). Já 27% vão presentear a si próprios.


O presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, diz que as vendas da Páscoa podem aquecer o varejo. “Mesmo que a economia venha se recuperando de forma mais lenta do que o esperado, as vendas nesta Páscoa podem aquecer o varejo. Esse é o momento de o setor investir em promoções para atrair os consumidores, de olho naqueles que pretendem comprar mais e, sobretudo, nos que ainda não se decidiram ”.

Os fatores que mais pesam na escolha das compras são os preços, qualidade, promoções e descontos e diversidade de produtos. A maior parte dos brasileiros fará as compras em supermercados — 49% devem comprar na semana anterior à Páscoa enquanto 36% já devem comprar tudo até a segunda semana de abril. 


Metodologia da pesquisa

A pesquisa ouviu inicialmente 800 consumidores de ambos os gêneros, acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais do país para identificar o percentual de pessoas com intenção de gastar na Páscoa.

Para avaliar o perfil de compra, foram considerados 601 casos da amostra inicial. A margem de erro no geral é de quatro pontos percentuais, a um intervalo de confiança de 95%. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.