Conta de energia elétrica continua com bandeira verde em julho, afirma Aneel
Bons níveis de água nos reservatórios das hidrelétricas permitem a manutenção do parâmetro tarifário, vigente desde abril de 2022
Economia|Do R7
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta sexta-feira (30) que as contas de luz do mês de julho continuarão a ser calculadas a partir da bandeira tarifária verde. Isso significa que não haverá cobranças complementares nesse período dos consumidores de energia elétrica conectados ao SIN (Sistema Interligado Nacional). A medida leva em conta os níveis de água dos reservatórios das hidrelétricas.
Sandoval Feitosa, diretor-geral da agência, diz que a manutenção da bandeira verde é uma forma de inspirar a população, que está cada vez mais atenta ao consumo consciente de energia, o que beneficia todos os cidadãos.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com o governo, o uso da bandeira verde indica uma melhora nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas. As condições favoráveis permitem que a bandeira verde seja o parâmetro adotado para as tarifas há mais de um ano, desde abril de 2022.
Leia também
Segundo a Aneel, é provável que, ao longo de todo o ano de 2023, a bandeira verde continue a ser utilizada, conforme mostra a análise dos dados disponíveis e a constante atualização das projeções de acionamento de bandeiras tarifárias.
A taxação pelo sistema de bandeiras foi criada em 2015, com o intuito de oferecer ao consumidor maior transparência sobre o custo real do abastecimento de energia.