Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Contribuinte pode autorizar acesso à declaração pré-preenchida

Uma das novidades é a autorização de acesso para que os contribuintes possam permitir que terceiros preencham e enviem o IR

Economia|Do R7

Aplicativo do Imposto de Renda no celular para declaração de 2023
Aplicativo do Imposto de Renda no celular para declaração de 2023 Aplicativo do Imposto de Renda no celular para declaração de 2023

Uma das novidades do Imposto de Renda 2023 é o autorizador. De acordo com a Receita Federal, a funcionalidade será disponibilizada para permitir que um contribuinte consiga realizar a declaração de até outros cinco CPFs de maneira “formal”.

De acordo com o Fisco, o público-alvo são dois: dependentes e grupos familiares que fazem a declaração de outras pessoas, como netos e filhos. Geralmente, eles preenchem dados para os que têm dificuldades com a utilização das plataformas.

Para que isso funcione, é necessário que ambos os CPFs, o autorizador e quem vai preencher, tenham conta ouro ou prata no serviço gov.br, do governo federal. Isso porque tudo só poderá ser feito em opções online do IR, por meio do Meu Imposto de Renda.

O contribuinte poderá autorizar apenas um CPF para realizar a declaração. E quem for realizar os preenchimentos para outras pessoas poderá ser autorizado por, no máximo, cinco CPFs. A autorização poderá valer por até seis meses.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.