Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Contribuinte pode fazer doação de até 3% do imposto devido diretamente na declaração do IR

Dinheiro vai para projetos que atendem crianças, adolescentes e idosos; quem tem direito à restituição também pode doar

Economia|Do R7

É possível fazer doações diretamente na declaração do Imposto de Renda
É possível fazer doações diretamente na declaração do Imposto de Renda É possível fazer doações diretamente na declaração do Imposto de Renda

Ser solidário, às vezes, não custa nada. Isso vale para quem participa da campanha Sou Cidadão Solidário, da Receita Federal, por meio da qual os contribuintes podem destinar até 3% do imposto devido, aquele que já vai ter de ser pago, a fundos municipais ou estaduais de direitos da criança e do adolescente e da pessoa idosa.

"No programa do Imposto de Renda e no aplicativo e no site Meu Imposto de Renda, há um campo específico para quem quiser fazer a doação diretamente na declaração poder marcar e avisar se o total destinado vai para um fundo municipal ou estadual", diz o auditor-fiscal Ricardo Roberto Mendes Ribeiro Junior, supervisor regional do Imposto de Renda no estado de São Paulo. 

Depois de fazer essa escolha na ficha Doações Diretamente na Declaração, o contribuinte tem de gerar e pagar a Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) referente ao valor da doação, até 31 de maio, data final de entrega da declaração.

O limite para as doações é de até 6% do imposto devido apurado na DIRPF (Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física), dos quais 3% vão para os FDCA (Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente) e 3%, para os FDPI (Fundos de Direitos da Pessoa Idosa).

Publicidade

Quem tem direito à restituição também pode doar, e o procedimento é o mesmo, inclusive com a necessidade de pagamento da Darf. Entretanto, o valor da doação será somado posteriormente à restituição do contribuinte. Ou seja, ninguém paga nada a mais pela participação na campanha, pois o dinheiro é retirado do que já seria pago à Receita Federal.

"Nos casos de quem não tem imposto a pagar, a doação precisa ser feita separamente, via Darf, e depois esse valor vai voltar, corrigido, com a restituição", explica o auditor-fiscal da Receita em São Paulo.

Publicidade

Leia também

É importante saber que, para deduzir valores doados na DIRPF, é preciso fazer a opção pelo modelo completo, e não pelo regime de deduções simplificadas.

Empresas também podem entrar na campanha, desde que sejam tributadas pelo lucro real. Os valores poderão ser deduzidos do imposto devido na contabilidade e escrituração contábil.

Publicidade

O prazo para o envio das declarações do Imposto de Renda teve início na última quarta-feira (15) e vai até o dia 31 de maio.

Se surgir alguma dúvida na hora de prestar contas à Receita Federal, envie sua pergunta para o email economia-R7@sp.r7.com, que o R7 vai responder, em parceria com o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.