Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Copom começa hoje reunião para definir taxa básica de juros

Encontro continua na quarta-feira e decisão deve resultar na manutenção da Selic em 6,5%, o menor valor da história

Economia|Thomaz Kravezuk, do R7*

Banco Central deve manter taxa em seu menor valor da história
Banco Central deve manter taxa em seu menor valor da história Banco Central deve manter taxa em seu menor valor da história

O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) se reúne a partir desta terça-feira (31) para definir o valor da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. A expectativa do mercado é que a taxa seja mantida em 6,5%ao ano. 

As reuniões do Copom duram dois dias e a nova taxa básica de juros deve ser determinada na tarde de quarta-feira (1). Esta é a quinta reunião do ano. 

O patamar de 6,5% ao ano foi alcançado na reunião do Copom de março deste ano. A taxa está em queda desde agosto de 2016 e este é o menor índice da série histórica.

A taxa básica de juros do Brasil é usada nas negociações de títulos públicos no Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) e serve de referência para as outras taxas de juros da economia.

Publicidade

A porcentagem da Selic é definida em reuniões regulares do Copom desde 1996 e vigora por todo o período entre os encontros.

Inflação

Publicidade

A Selic é utilizada pelo Banco Central para manter a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), sob controle. O centro da meta para a inflação em 2018 é 4,5%. Até junho, o IPCA acumulado no ano estava em 2,60%.

Ao aumentar a Selic, o Banco Central segura a demanda por bens e serviços que pressiona os preços, já que juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a população a guardar dinheiro.

Publicidade

Ao reduzir a Selic, o crédito é barateado, o que incentiva o consumo e a produção, mas acaba resultando no aumento da inflação.

* Estagiário do R7 sob supervisão de Paulo Lima.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.