Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Copom define nova taxa básica de juros nesta quarta-feira

Expectativa do mercado financeiro é de que a Selic seja mantida em 6,5% ao ano pela décima vez consecutiva

Economia|Giuliana Saringer, do R7

Expectativa é de que taxa se mantenha em 6,5% ao ano
Expectativa é de que taxa se mantenha em 6,5% ao ano Expectativa é de que taxa se mantenha em 6,5% ao ano

O Copom (Comitê de Política Monetária), órgão do BC (Banco Central), vai definir a nova taxa básica de juros nesta quarta-feira (19).

Atualmente, a taxa Selic é de 6,5% ao ano. A expectativa do mercado é que o valor seja mantido em junho e chegue a 5,75% ao ano em dezembro.

Se a taxa for mantida em 6,5% ao ano, esta será a décima vez consecutiva.

As reuniões do Copom são realizadas a cada 45 dias para a definição da taxa de juros.

Publicidade

Segundo o BC, "uma vez definida a taxa Selic, o Banco Central atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião".

O que é a Selic?

Publicidade

A Selic é conhecida como táxa básica de juros, porque a mais baixa da economia e funciona como forma de piso para os demais juros cobrados no mercado.

A taxa básica de juros também serve como principal instrumento de para manter a inflação próxima da meta, que é de 4,5%. Isso acontece porque os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição para consumir e estimulam novas alternativas de investimento.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.