Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crescimento do PIB dos EUA no 4° tri permanece em 2,1%

Economia|

(Reuters) - A economia dos Estados unidos cresceu moderadamente no quarto trimestre, confirmou o governo nesta quinta-feira, e está enfrentando obstáculos no início de 2020 em meio ao rápido crescimento do coronavírus, que vem assolando os mercados financeiros.

O Produto Interno Bruto dos EUA aumentou a uma taxa anualizada de 2,1%, apoiado por uma conta de importação menor, informou o Departamento de Comércio em sua segunda estimativa do PIB do quarto trimestre. A leitura não foi revisada em relação à estimativa do mês passado e correspondeu ao ritmo de crescimento registrado no trimestre de julho a setembro.

A economia cresceu 2,3% em 2019 em dado não revisado, menor crescimento anual em três anos, e ficou aquém da meta de 3% do governo Trump pelo segundo ano consecutivo.

Os mercados financeiros têm se assustado com os temores de que o coronavírus -- que matou mais de 2 mil pessoas, principalmente na China -- se espalhe para outros países, arriscando minar a mais longa expansão econômica dos EUA já registrada, agora em seu 11º ano.

Publicidade

Embora até o momento não haja evidências reais de que a epidemia de coronavírus esteja afetando a economia norte-americana, economistas esperam que o setor manufatureiro seja atingido pelas interrupções da cadeia de suprimentos e exportações. Os danos no setor de serviços podem ocorrer através da indústria de viagens e turismo.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu na quarta-feira aos norte-americanos que o risco do coronavírus permanece "muito baixo", e disse que as autoridades de saúde pública estão se preparando para "fazer o que for necessário" para lidar com o surto.

Publicidade

Apesar da leitura não revisada do crescimento do PIB no último trimestre, em linha com as expectativas de economistas, os gastos do consumidor dos EUA desaceleraram mais do que o relatado anteriormente. Também houve arrefecimento no investimento empresarial e nos gastos do governo. Isso compensou as revisões ascendentes do investimento em construção de casas e acúmulo de estoque.

Excluindo comércio, estoques e gastos do governo, a economia norte-americana cresceu a uma taxa de 1,3% no quarto trimestre, a mais lenta em quatro anos. Foi relatado anteriormente que essa medida da demanda doméstica aumentou a um ritmo de 1,4% no quarto trimestre.

Publicidade

Os investimentos empresariais caíram a uma taxa mais acentuada de 2,3% no quarto trimestre, em vez do ritmo anteriormente relatado de 1,5%. Foi o terceiro declínio trimestral consecutivo e o mais longo desde 2009. Houve revisões para baixo no último trimestre para os gastos com equipamentos.

(Por Lucia Mutikani)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.