Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cresce número de brasileiros que gostariam de trabalhar, mas desistiram de procurar serviço

Quase 300 mil pessoas ingressaram no grupo de desalentados, que agora tem 3,7 milhões de pessoas desanimadas com o mercado

Economia|Do R7

Brasil tem 3,7 mi desanimados com oportunidades
Brasil tem 3,7 mi desanimados com oportunidades Brasil tem 3,7 mi desanimados com oportunidades (LUIZ GOMES/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO – 28.03.2024)

Aumentou a quantidade de brasileiros que gostariam de ter uma vaga de trabalho, mas que desistiram de procurar trabalho. Ao final de fevereiro, pelo menos 293 mil pessoas engrossaram o grupo de pessoas desalentadas. Agora, 3,7 milhões de pessoas com idade de trabalhar simplesmente pararam de procurar trabalho porque estão desanimadas.

Os dados são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta quinta-feira (28), que também mostrou que 8,5 milhões de brasileiros estão desempregados. Estes procuram serviço, mas não encontram.

No caso dos desalentados, são vários os motivos que os desestimulam a procurar oportunidades.

Segundo o instituto, embora façam parte da força de trabalho e queiram colaborar com a economia, essas pessoas consideram que “não conseguiriam trabalho adequado” ou “não tinham experiência profissional ou qualificação” ou “não conseguiam trabalho por serem considerados muito jovens ou muito idosos” ou ainda julgam que “não havia trabalho na localidade” em que vivem.

Ao todo, esse grupo representa 3,3% da população da força de trabalho brasileira. Trata-se da primeira alta da taxa desde o primeiro trimestre de 2021.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.