Logo R7.com
RecordPlus

Desenrola Adimplentes gera ‘ciclo vicioso’ na economia, analisa especialista

Novo programa auxilia pessoas que pagam as contas em dia, mas sofrem com os juros altos

Economia|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O governo federal lançou o Fies Empreendedor como parte do programa Desenrola Adimplentes para ajudar pessoas que pagam suas contas em dia.
  • O economista Daniel Teles alerta que a iniciativa pode criar um ciclo vicioso na economia, aumentando a inflação e os juros.
  • O programa é destinado a adimplentes do Fies em amortização, oferecendo crédito para atividades empreendedoras.
  • Entre 50 mil e 125 mil pessoas terão acesso a uma linha de crédito reembolsável, com orçamento de até R$ 1 bilhão.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (29), a criação do Fies Empreendedor como parte das ações do Desenrola Adimplentes para auxiliar pessoas que pagam as contas em dia, mas sofrem com os juros altos. Em entrevista ao Jornal da Record News, o economista Daniel Teles avaliou que a ação pode gerar um ciclo vicioso.

“Eu acho isso interessante até para aliviar o possível sufocamento do orçamento familiar, mas cada vez que você coloca mais crédito na economia, cada vez que você coloca mais dinheiro para circular, você acaba tendo um impacto inflacionário. E esse impacto inflacionário acaba fazendo com que o remédio para que isso se controle sejam juros cada vez mais altos. Então a gente entra em um ciclo vicioso que talvez explique essa taxa básica de juros tão alta e uma economia retraída por tanto tempo”, explicou Teles.


Entre 50 mil e 125 mil pessoas terão acesso a uma linha de crédito reembolsável Reprodução/Record News

O novo programa é destinado a egressos adimplentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) que estão em período de amortização do empréstimo estudantil e busca oferecer crédito para financiar as próximas etapas da trajetória profissional de estudantes recém-formados, com foco em atividades empreendedoras.

Por meio da iniciativa, entre 50 mil e 125 mil pessoas terão acesso a uma linha de crédito reembolsável. O orçamento previsto para a ação é de até R$ 1 bilhão.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.