Desenrola faz parceria com Serasa para ampliar acesso ao programa de renegociação de dívidas
O programa já renegociou R$ 35 bilhões em dívidas de 12 milhões de brasileiros, aponta último balanço
Economia|Bruna Lima, do R7, em Brasília
O governo federal anunciou uma parceria entre o Desenrola e o Serasa, plataforma que reúne informações de inadimplência, na reta final do programa de renegociação de dívidas. Com o objetivo de facilitar o acesso e ampliar o alcance, os beneficiários agora podem obter as ofertas do programa, nas mesmas condições, pelo Serasa Limpa Nome.
"Isso tem o intuito de facilitar o acesso de quem já é cliente de outros parceiros. A gente abriu essa possibilidade para fazer o login no parceiro do Desenrola e ser direcionado para o ambiente da plataforma, sem precisar fazer novo login", detalhou o coordenador-geral de Economia e Legislação do Ministério da Fazenda, Alexandre Ferreira.
A parceria já está em funcionamento e pretende aumentar as adesões ao programa na reta final. O governo estendeu o prazo até 31 de março para beneficiar consumidores que apresentaram dificuldade com o sistema de renegociação.
No fim de janeiro, o governo também promoveu outra alteração às regras referentes ao acesso ao sistema por meio da plataforma gov.br. A medida permitiu o parcelamento de dívidas renegociadas pelo programa para devedores com conta nível bronze. Anteriormente, somente contas com certificação digital ouro ou prata podiam parcelar os valores.
A pasta informou que, antes da possibilidade de parcelamento para as contas bronze, 27% das negociações diárias eram feitas por pessoas que tinham esse perfil de conta. Esse número passou para 42% desde a publicação da nova medida.
Até o momento, segundo novo balanço da pasta, 12 milhões de brasileiros já renegociaram R$ 35 bilhões em dívidas.