Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Desenrola passa a ter isenção de IOF nas operações de crédito da faixa 1

Medida prevista na proposta do programa foi formalizada em decreto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (25)

Economia|Do R7

Faixa 1 do Desenrola está isenta de IOF
Faixa 1 do Desenrola está isenta de IOF

O governo federal formalizou em decreto a retirada do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) das operações da faixa 1 do Desenrola Brasil. A isenção já estava prevista na medida provisória que instituiu o programa e agora é regulamentada pelo ato publicado no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (25), assinado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin.

A faixa 1 é voltada aos devedores pessoas físicas com renda bruta mensal de até dois salários mínimos, ou que estejam inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). 

Compartilhe esta notícia no Whatsapp

Compartilhe esta notícia no Telegram


De acordo com o decreto, a alíquota do imposto será reduzida a zero na operação de crédito do Desenrola contratada nessa faixa, "inclusive na hipótese de renegociação de dívidas, até a data de realização do último leilão dos créditos não recuperados".

A faixa 2 abrange as dívidas bancárias de clientes com renda mensal superior a dois salários mínimos e menor que R$ 20 mil, e que não estejam no CadÚnico.


Leia também

O Desenrola Brasil foi lançado pelo governo federal para facilitar a renegociação de dívidas da população. As operações tiveram início em 17 de julho, com atendimento, primeiramente, à faixa 2. Segundo os bancos, até a primeira semana deste mês, já tinham sido renegociados R$ 5,4 bilhões em dívidas pelo programa, envolvendo 905 mil contratos.

A faixa 1 do Desenrola começa a ser atendida a partir de setembro, segundo a previsão do governo.

Entenda o Programa Desenrola Brasil

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.