Dólar interrompe série de 6 quedas seguidas, salta 2% e vale R$ 5,386
Alta de 1,95% da moeda norte-americana ocorreu com cena política doméstica ainda inspirando cautela no radar dos investidores
Economia|Do R7
O dólar mostrou forte alta ante o real nesta quinta-feira (28), quebrando uma sequência de seis quedas seguidas nas quais a cotação perdeu mais de 8%.
Ao final da sessão, a moeda norte-americana subiu 1,95%, e passou a ser comercializada a R$ 5,386. Trata-se da maior alta da divisa desde o dia 7 de maio (+2,39%).
A alta da divisa ante o real ocorreu com uma recomposição de posições em meio ao acirramento da "briga" por uma taxa referência (Ptax) de fim de mês mais baixa e com cena política doméstica ainda inspirando cautela.
Leia mais: Falta de confiança atinge todos setores da indústria, aponta CNI
A moeda acelerou os ganhos perto do fim da sessão, conforme os mercados externos pioraram o sinal, um dia antes de o presidente dos EUA, Donald Trump, realizar coletiva de imprensa sobre a China, num momento de recrudescimento das tensões entre as duas maiores economias do mundo.
O real teve a pior performance entre as principais moedas nesta sessão, após dias em que liderou os ganhos. No ano, o real perde 25,49% ante o dólar, lanterna entre 34 rivais da moeda dos EUA.
Na avaliação de estrategistas do JPMorgan, as saídas de recursos do Brasil podem persistir, o que pressionaria o câmbio e as taxas de juros. "Permanecemos neutros em relação ao real, pois a moeda pode se valorizar em meio a um dólar mais fraco globalmente, mas as idiossincrasias e os preços não são particularmente atraentes", disseram profissionais em nota recente.
"O real tem sido a moeda de performance mais fraca no mundo emergente no acumulado do ano, e esse desempenho inferior provavelmente continuará no curto prazo."