Logo R7.com
RecordPlus

Dólar sobe 1% sobre o real após manifestações e com movimento de ajuste

Investidores avaliam os desdobramentos políticos após as manifestações contra o governo

Economia|Do R7

  • Google News
O mercado aguarda ainda a decisão do Fed (banco central dos EUA), sobre política monetária na quarta-feira (16)
O mercado aguarda ainda a decisão do Fed (banco central dos EUA), sobre política monetária na quarta-feira (16)

O dólar operava em alta de 1% sobre o real nesta segunda-feira (14), após forte queda recente abrir espaço para ajustes e com investidores avaliando os desdobramentos políticos após as manifestações contra o governo na véspera que também marcaram críticas à oposição.

Às 10h35, o dólar avançava 1,06%, a R$ 3,6289 na venda, após cair 1,38% na sexta-feira (11), na menor cotação desde agosto, e acumular queda de 10,30% no mês.


"Vimos que população não tem nenhum nome para substituir o governo do PT. A oposição foi vaiada (nas manifestações) e fica a interrogação sobre quem seria a substituição ao governo", disse o superintendente regional de câmbio da SLW, João Paulo de Gracia Correa.

As manifestações de domingo levaram cerca de 3 milhões de pessoas às ruas e antecedem a retomada da análise pelo STF (Supremo Tribunal Federal) do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, prevista para quarta-feira. Durante o protesto, políticos da oposição também foram hostilizados pelos manifestantes.


Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser


Ainda no fim de semana, a convenção nacional do PMDB, na qual o partido anunciou que em até 30 dias a Executiva da legenda irá avaliar pedidos de saída do governo ou pelo menos a declaração de independência das bancadas no Congresso.

"O Brasil continua na onda do otimismo com o impeachment, mas nós alertamos que esse otimismo provavelmente é exagerado", disseram os analistas da BBH, em nota a clientes.


No cenário externo, dados divulgados no fim de semana mostraram que a produção industrial da China cresceu menos que o esperado em fevereiro e que as vendas no varejo no dois primeiros meses do ano também ficaram aquém das expectativas.

O mercado aguarda ainda a decisão do Fed (Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos), sobre política monetária na quarta-feira (16). Eventual aumento de juros nos EUA pode levar a saída de dólares de países considerados menos seguros, como o Brasil.

Nesta manhã, o Banco Central fará mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem em abril, que equivalem a US$ 10,092 bilhões, com oferta de até 9.600 contratos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.