Economia Economia brasileira encolheu 0,4% em outubro, mostra prévia do BC

Economia brasileira encolheu 0,4% em outubro, mostra prévia do BC

Índice de Atividade Econômica do Banco Central recuou pelo quarto mês seguido e segue 1,2% abaixo do patamar pré-pandemia

  • Economia | Do R7

IBC-Br figura os 136,87 pontos

IBC-Br figura os 136,87 pontos

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) caiu 0,4% em outubro, na comparação com setembro, segundo dado divulgado pelo BC (Banco Central) nesta quarta-feira (15).

Com a movimentação, o indicador, conhecido por sinalizar uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos os bens e serviços produzidos no país —, revela que a economia brasileira segue em ritmo de desaceleração.

A quarta variação negativa consecutiva faz o IBC-BR figurar aos 136,87 pontos na série dessazonalizada (livre de influências), resultado 1,23% abaixo do patamar pré-pandemia, quando o IBC-Br figurava os 138,58 pontos.

Na comparação com outubro de 2020, o IBC-Br registrou queda de 1,48%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a um avanço de 4,19%, de acordo com números divulgados.

Os dados da prévia do PIB são coletados de uma base similar à do indicador oficial do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No terceiro trimestre deste ano, a economia brasileira recuou 0,1%. Para o IBC-Br, houve queda de 0,27% na atividade econômica do mesmo período.

Últimas