Economia paulista encolheu em janeiro na comparação com o mês anterior
Enquanto o PIB de SP caiu 0,5%, o nacional teve queda de 0,1%, na medição do BC
Economia|Do R7

A economia do Estado de São Paulo encolheu 2,3% no acumulado dos últimos 12 meses, resultado que reflete as quedas na agropecuária (6,5%), na indústria (5,5%) e nos serviços (1,1%).
A atividade econômica paulista apresentou redução de 4,7% em relação ao mesmo mês de 2014. Nessa base de comparação, todos os setores registraram quedas: 5,4% na agropecuária; 4,4% na indústria; e 4,8% nos serviços.
Entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, o PIB (Produto Interno Bruto) paulista diminuiu 0,5%, levando-se em conta o ajuste sazonal. A agropecuária e a indústria cresceram 1,8% cada uma, enquanto os serviços reduziram-se em 1,5%.
Nesse mesmo período, a economia brasileira, segundo estimativas do IBC-Br elaborado pelo Banco Central, apresentou queda de 0,1%.
De forma geral, o desempenho da economia paulista tem sido influenciado pelas condições econômicas desfavoráveis à indústria.
A economia do Estado caracteriza-se por ser mais industrializada e integrada ao mercado interno – representa cerca de um terço do PIB nacional, sendo fortemente dependente das diretrizes nacionais de política econômica.
A economia brasileira, por sua vez, mostra grande dependência e influência das commodities, o que explica, em boa medida, a diferença entre as taxas de crescimento.