Logo R7.com
RecordPlus

Economistas esperam inflação de 9% e juros básicos de 14,5% neste ano

A expectativa para a alta dos preços está sendo reajustada para cima há 11 semanas seguidas

Economia|Do R7

  • Google News
O BC diminuiu levemente sua previsão para a inflação em 2016, e reforçou que segue comprometido com um IPCA em 4,5%
O BC diminuiu levemente sua previsão para a inflação em 2016, e reforçou que segue comprometido com um IPCA em 4,5%

Economistas de instituições financeiras voltaram a elevar a perspectiva para a Selic no final deste ano, mas mantiveram o cenário para o final de 2016, ao mesmo tempo em que cravaram expectativa de inflação de 9% em 2015 após o Banco Central rever suas estimativas.

De acordo com a pesquisa Focus do BC divulgada nesta segunda-feira (29), os especialistas consultados veem agora a taxa básica de juros a 14,50% no fim de 2015, contra 14,25% antes.


Para a reunião de julho do Copom (Comitê de Política Monetária), os analistas consultados continuam vendo alta de 0,5 ponto percentual na Selic, atualmente em 13,75%. E para o fim de 2016 a expectativa para a taxa também continua a mesma, de 12%.

A pesquisa apontou piora do cenário para a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 2015 pela 11ª semana seguida, com a projeção subindo 0,03 ponto percentual e chegando a 9%.

Na semana passada, o BC diminuiu levemente sua previsão para a inflação em 2016, e reforçou diversas vezes que segue comprometido com um IPCA em 4,5% até o fim do ano que vem, sugerindo aperto mais duro nos juros para concretizar a tarefa. Mas no Focus, os economistas mantiveram a perspectiva para a alta dos preços em 2016 a 5,50%.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.