Logo R7.com
RecordPlus

Economistas preveem recessão neste ano e também em 2016

Já a inflação para este ano ficou estável em 9,32% ao ano, após 17 semanas seguidas de alta

Economia|Do R7

  • Google News
Os economistas também fizeram um leve ajuste na projeção de inflação em 2016, para 5,44% (ante 5,43%)
Os economistas também fizeram um leve ajuste na projeção de inflação em 2016, para 5,44% (ante 5,43%)

Economistas de instituições financeiras pioraram ainda mais suas previsões de desempenho da economia brasileira e, agora, estimam recuo de 2,01% do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano e de 0,15% em 2016, mostrou nesta segunda-feira (17) a pesquisa Focus do Banco Central.

Na semana passada, a mediana das estimativas era de uma queda de 1,97% do PIB em 2015 e de estabilidade no ano que vem.


Os economistas também fizeram um leve ajuste na projeção de inflação em 2016, para 5,44% (ante 5,43%), mas repetiram a previsão de 9,32% para este ano, depois de 17 semanas seguidas de aumento.

Nesse contexto, os analistas passaram a projetar que os juros básicos devem fechar o ano que vem a nível mais baixo do que o previamente estimado. Segundo o Focus, a mediana das estimativas para a Selic no final de 2016 foi a 11,88%, comparado a 12% no levantamento anterior.


Para este ano, economistas não mudaram suas previsões para a política monetária, ainda esperando que a taxa básica de juros termine no atual patamar, de 14,25%.

Nos mercados de juros futuros, investidores chegaram a apostar firmemente em nova alta da Selic em setembro, diante da grave crise política que atravessa o país e do recente salto do dólar em relação ao real. Mas essas apostas perderam força e o mercado de DIs fechou a sessão passada mostrando posições majoritárias de manutenção da taxa.


Na sexta-feira, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, reiterou que manter a Selic no atual patamar por período "suficientemente prolongado" é necessário para garantir a convergência da inflação à meta.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.