Economia Empresários da indústria mantêm confiança pelo 15º mês seguido

Empresários da indústria mantêm confiança pelo 15º mês seguido

Entre setembro e outubro deste ano, índice medido pela CNI teve leve queda, mas se manteve positivo, acima dos 50 pontos

Empresários acreditam na melhoria da economia

Empresários acreditam na melhoria da economia

Miguel Ângelo/CNI/Divulgação

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) registrou em outubro, pelo 15º mês consecutivo, que os empresários do setor industrial mantêm o índice de confiança acima dos 50 pontos, o que é considerado positivo no índice.

O Icei (Índice de Confiança do Empresário Industrial) variou de 58 pontos para 57,8 pontos entre setembro e outubro e, apesar da leve queda, o cenário é de estabilidade.

O índice varia de uma escala de 0 a 100 e, por se situar acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança, indica que os empresários da indústria acreditam na melhora do cenário econômico..

Foram entrevistados 1.488 empresários, sendo 607 de pequenas empresas, 543 de médias e 338 de grandes entre 1º e 7 de outubro.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que o Índice de Condições Atuais caiu0,7 ponto e ficou em 51,5 pontos, enquanto o Índice de Expectativas não variou, permanecendo em 60,9 pontos.

“Ambos os componentes do Icei estão acima dos 50 pontos, o que indica que a avaliação das condições atuais é positiva na comparação com os últimos seis meses e que as expectativas para os próximos seis meses são otimistas”, explica o economista.

Últimas