Entenda por que as famílias brasileiras estão cada vez mais endividadas
Pesquisa apontou que 79,5% da população ficou mais endividada em outubro, atingindo o maior patamar da série histórica
Economia|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Segundo uma pesquisa da Confederação Federal do Comércio, 79,5% das famílias brasileiras estavam endividadas em outubro — o maior patamar da série histórica. Já a inadimplência ficou estável. Projeções apontam que o endividamento deve crescer nos próximos meses.
Diante deste cenário, ter um bom planejamento financeiro é fundamental, tanto para manter as contas em dia quanto para fortalecer o equilíbrio emocional, gerando mais produtividade e crescimento nos negócios.

Em entrevista ao News das 19h de terça-feira (4), o educador financeiro Leandro Trajano explica que existe a dívida considerada ‘boa’, quando a pessoa investe em algo para melhorar a qualidade de vida, e a ‘ruim’, situação em que o indivíduo não consegue dar conta dos gastos e deixa de pagar as contas, se tornando inadimplente.
Segundo Trajano, “tomar crédito continua bastante caro” devido à taxa Selic em alta, mas nem por isso as pessoas estão deixando de adquirir empréstimo.
“Isso termina por apertar mais o orçamento, diminuir o poder de compra e deixar a situação das famílias muito mais apertada. E, naturalmente, muitas terminam sendo empurradas para o cartão de crédito”, completa.
Sobre casas de apostas online, o educador pontua que muitas famílias “estão gastando uma fatia poderosa do orçamento que poderia contribuir com as despesas de casa”. O resultado é um endividamento ainda maior, “porque o dinheiro que foi perdido através de jogos, entre outras escolhas que não foram as melhores, terminam precisando ser de alguma forma usado para pagar luz, pagar água, pagar alimentação, em muitos casos cartão de crédito”.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
