ENTREVISTA- Previ deve exercer nas próximas semanas opção para vender até R$7,5 bi em ações da CPFL Energia
Economia|Do R7
Por Aluisio Alves
FLORIANÓPOLIS (Reuters) - A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, deve exercer nas próximas semanas opção para vender até 7,5 bilhões de reais em ações da CPFL Energia, na qual tem 29,4 por cento do capital, disse nesta terça-feira à Reuters o presidente do órgão, Gueitiro Genso.
“Temos até o começo de outubro para exercer a opção de venda e estudos internos nos indicam que há grande chance de exercer”, disse Genso, que participa do 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão.
Mas a venda efetiva das ações aconteceria no final do ano ou no primeiro trimestre de 2017, disse.
Em julho, a chinesa State Grid aceitou comprar a participação de 23,6 por cento da Camargo Corrêa na CPFL Energia por 5,9 bilhões de reais. Pelo acordo de acionistas, a State Grid tem de estender a mesma oferta aos demais sócios, incluindo a Previ.
O movimento pode ajudar a Previ a evitar ter que enfrentar um ajuste em seu principal plano, que fechou 2015 com um déficit acumulado de cerca de 3 bilhões de reais.
"Só saberemos com certeza após o fim do ano, mas com base nos números de agosto, não teríamos que fazer a readequação”, disse Genso.