Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Expectativa sobre o PIB de 2022 recua a 0,28%, 3ª queda seguida

Analistas do mercado financeiro seguem menos otimistas com o desempenho da economia nacional neste ano, mostra BC

Economia|Do R7

Expectativa sobre o PIB de 2022 recuou pela 3ª semana
Expectativa sobre o PIB de 2022 recuou pela 3ª semana Expectativa sobre o PIB de 2022 recuou pela 3ª semana

Os analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo BC (Banco Central) seguem menos otimistas com o desempenho da economia brasileira em 2022.

De acordo com o relatório divulgado nesta segunda-feira (10), as expectativas de crescimento econômico recuaram pela terceira semana consecutiva e agora apontam para uma alta de apenas 0,28% do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano.

Na semana passada, as expectativas apontavam para um avanço de 0,36% da soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Há quatro semanas, a previsão era de uma alta na casa de 0,5%.

As mudanças das estimativas são impulsionadas pelo recente salto da inflação, pela alta das taxas de juros e pelo temor de rompimento do teto de gastos com o pagamento do Auxílio Brasil, programa idealizado para substituir o Bolsa Família. Há ainda um risco eleitoral no radar do mercado.

Publicidade

Para 2021, os analistas mantiveram em 4,5% a expectativa sobre o crescimento econômico, resultado a ser divulgado apenas no início do mês de março. A alta, na comparação com 2020, ocorre em meio aos impactos causados pelo ano inicial da pandemia do novo coronavírus no desempenho produtivo do Brasil. 

As pioras vão também em linha com os dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que colocaram o Brasil em recessão técnica, depois de a atividade econômica recuar por dois trimestres consecutivos. As apostas são para um novo dado negativo para o período compreendido entre outubro e dezembro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.