Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Febraban diz que criará grupo de trabalho com Fazenda e BC para discutir juros do rotativo do cartão

Segundo a instituição, diagnóstico ainda está sendo feito para reduzir taxa, que chegou a 417% ao ano em fevereiro

Economia|

Grupo vai propor soluções para os juros elevados do cartão de crédito
Grupo vai propor soluções para os juros elevados do cartão de crédito Grupo vai propor soluções para os juros elevados do cartão de crédito

O presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney, afirmou nesta segunda-feira (17) que um grupo de trabalho será criado com o Ministério da Fazenda e o Banco Central para debater as causas e propor soluções para os juros elevados do cartão de crédito.

Em fevereiro, a taxa do rotativo, muito acessada pelas famílias em momentos de dificuldade, chegou a 417% ao ano.

“Vamos constituir um grupo de trabalho para aprofundar tecnicamente quais são as causas do elevado spread no cartão de crédito para poder, atacando as causas, encontrar as soluções corretas e que possam zelar pela racionalidade econômica”, disse.

Nesta segunda-feira, representantes dos bancos participaram de reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar do assunto.

Publicidade

Além do presidente da Febraban, estiveram presentes no encontro o ex-deputado federal Rodrigo Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF). Eles estavam acompanhados de presidentes de quatro bancos: Octavio de Lazari (Bradesco), Milton Maluhy (Itaú-Unibanco), Mario Leão (Santander Brasil) e Cristina Junqueira (Nubank).

Segundo o presidente da Febraban, um estudo sobre o mercado de cartões de crédito e o impacto para a economia, para o consumo e para o PIB (Produto Interno Bruto) foi apresentado ao ministro.

Publicidade

Sidney ainda detalhou que nenhuma proposta para reduzir os juros foi feita para Fazenda pelos representantes do setor financeiro. O executivo também preferiu não comentar se um limite para a taxa de juros, assim como foi definido para o cheque especial, seria uma solução adequada.

“Não tratamos de propostas. Os caminhos precisam ser construídos a partir de um diagnóstico correto. Estamos aprofundando esse diagnóstico para saber quais são as causas que fazem com que o spread do cartão de crédito seja elevado”, disse.

Publicidade

Sidney também declarou que uma das razões que fazem que os juros sejam elevados é a pouca efetividade de garantias.

“Portanto, tem um projeto de lei tramitando no Congresso e já aprovado na Câmara. Se o país tiver um marco legal de garantias, damos um passo importante para reduzir os custos de crédito. Isso vale para qualquer linha, incluindo o cheque especial e o cartão de crédito”, declarou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.