FMI: Aumentar juros contra inflação pode elevar divergências globais
Diretora do fundo classifica divergências entre economias avançadas e em desenvolvimento como "perigosas"
Economia|Do R7

Aumentos de juros com o objetivo de combater a inflação podem exacerbar a divergência econômica "perigosa" e "cada vez mais profunda" entre economias avançadas e em desenvolvimento, disse nesta quarta-feira (12) a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Kristalina Georgieva.
Georgieva disse que a inflação não é um fenômeno universal, mas é um problema em vários países, especialmente nos Estados Unidos, onde os preços ao consumidor dispararam 7% nos 12 meses até dezembro, maior ganho anual em quase quatro décadas.
Georgieva disse, em evento organizado pelo Centro para o Desenvolvimento Global, que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) e outros bancos centrais sabem como lidar com a inflação, mas essa tarefa pode ser um ato de equilíbrio delicado, e o "efeito de contágio nos mercados emergentes... pode colocar mais lenha na fogueira da divergência" econômica.










