Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

FMI prevê riscos abundantes e avalia que perspectiva econômica global está 'mais sombria'

Aperto monetário para conter alta da inflação, crescimento global fraco e interrupções de fornecimento motivadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia motivam temor do fundo

Economia|

FMI projeta crescimento global de 2,7% em 2023
FMI projeta crescimento global de 2,7% em 2023 FMI projeta crescimento global de 2,7% em 2023

A perspectiva econômica global é "ainda mais sombria" do que o projetado no mês passado, afirmou o FMI (Fundo Monetário Internacional) neste domingo (14), citando uma queda constante nas pesquisas de índices dos gerentes de compras nos últimos meses.

O fundo enumerou como motivos o aperto da política monetária desencadeada pela inflação alta e ampla, o fraco impulso de crescimento na China e interrupções contínuas no fornecimento e insegurança alimentar devido à invasão russa da Ucrânia.

No mês passado, o FMI cortou sua previsão de crescimento global de 2023 para 2,7%, ante uma previsão anterior de 2,9%. Em um blog preparado para uma cúpula de líderes do G20 na Indonésia, o FMI disse que indicadores recentes de alta frequência "confirmam que as perspectivas são mais sombrias", principalmente na Europa.

A instituição afirmou que os índices de gerentes de compras recentes, que medem a atividade de manufatura e serviços, sinalizaram fraqueza na maioria das 20 principais economias do G20, com a atividade econômica indicando contração enquanto a inflação permanece alta.

Publicidade

"As leituras para uma parcela crescente de países do G20 caíram de território expansionista mais cedo neste ano para níveis que sinalizam contração", disse o FMI, acrescentando que a fragmentação global somou-se a "uma confluência de riscos negativos".

"Os desafios que a economia global está enfrentando são imensos e o enfraquecimento dos indicadores econômicos apontam para mais desafios à frente", disse o FMI, acrescentando que o atual ambiente é "extraordinariamente incerto".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.