Logo R7.com
RecordPlus

Focus: projeção de crescimento do PIB em 2026 passa de 1,80% para 1,82%

Leve aumento na previsão do indicador econômico referente aos bens produzidos no país se deu após 10 semanas de estabilidade

Economia|Do R7, com Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A projeção do PIB brasileiro para 2026 passou de 1,80% para 1,82%, após dez semanas de estabilidade.
  • Apesar do aumento geral, a estimativa atualizada nas últimas semanas caiu de 1,90% para 1,82%.
  • O Banco Central elevou a previsão de crescimento da economia para 2023 de 2,0% para 2,3% devido a revisões históricas.
  • Projeções para 2027 continuam em 1,80% e para 2028 e 2029 mantêm-se em 2,00% por várias semanas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Para 2028 e 2029, estimativa do PIB permaneceu em 2,00%, segundo relatório semanal divulgado pelo BC Marcello Casal Jr./ Agência Brasil - Arquivo

A previsão para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro neste ano aumentou levemente, de 1,80% para 1,82%, após 10 semanas de estabilidade, segundo previsão do relatório de mercado Focus, divulgada nesta segunda-feira (23) pelo BC (Banco Central). Contudo, consideradas as 78 projeções atualizadas nos últimos cinco dias úteis — mais sensíveis a novidades — a estimativa caiu de 1,90% para 1,82%.

O PIB representa a soma de todos os bens e serviços produzidos por um país em período específico. O Banco Central também aumentou a estimativa de crescimento da economia brasileira neste ano, de 2,0% para 2,3%, no RPM (Relatório de Política Monetária) referente ao quarto trimestre de 2025.


A elevação refletiu a revisão nas séries históricas das CNT (Contas Nacionais Trimestrais), afetada, em especial, pelo crescimento da agropecuária no primeiro semestre do ano passado e por um resultado do terceiro trimestre ligeiramente acima do esperado, segundo o BC.

Leia Mais

A estimativa do boletim Focus para o crescimento da economia brasileira em 2027 segue em 1,80%, pela oitava semana seguida. E, consideradas as 65 projeções atualizadas nos últimos cinco dias úteis, a taxa é a mesma.


As medianas para crescimento do PIB em 2028 e 2029 permaneceram em 2,00%, pela 102ª e 49ª semana seguida, respectivamente.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.