-
O R7 pediu para uma IA (inteligência artificial) especializada em criação de imagens projetar como serão os aviões no futuro. Para isso, foi usada a DALL-E, da OpenAI, mesma empresa que desenvolveu o ChatGPT, o robô de bate-papo capaz de responder a perguntas, criar textos e compor músicas. Veja os resultados!
-
Os modelos criados pela ferramenta vão além da imaginação do ser humano. Alguns dos aviões gerados têm aerofólio, acessório relacionado com a aerodinâmica e a velocidade dos veículos, muito comum nos carros de Fórmula 1. Será que é um indício de que teremos corridas de aviões em breve?
-
Falando em velocidade, nesta outra proposta, o meio de transporte tem quatro turbinas. Atualmente, a maioria das aeronaves possui apenas duas. Com as quatro talvez seja possível encurtar as viagens, já que é essa estrutura a responsável por mover a aeronave para a frente
-
A novidade desse outro modelo é a existência de uma espécie de cauda. Assim como o aerofólio, ela provavelmente teria a função de melhorar a aerodinâmica do avião.
-
Ao ver essa imagem, quem é fã de Star Wars, certamente se lembrou da x-wing, uma das aeronaves da saga. Com essa proposta, a inteligência artificial pode estar indicando uma futura guerra nas estrelas?
-
Algumas das projeções feitas pela DALL-E, ferramenta da OpenAI, são mais parecidas com naves espaciais que com um avião. No futuro, pode haver aeronaves híbridas, com características de avião e de nave, para voos mais altos.
-
As duas turbinas extra aparecerão com frequência no futuro, como nos mostra a inteligência artificial.
-
Nesta versão, há um instrumento abaixo da cabine do piloto do avião — isso se as aeronaves não forem todas automáticas no futuro.
-
Com 'pegada' militar, esse outro avião aparece com seis turbinas no total, uma previsão que remete ao filme Avatar.
-
Esta imagem mostra mais uma versão de aeronave com um espaço abaixo da cabina, para eventual transporte de carga.
-
Apesar das inovações propostas, a IA também imagina que os aviões de amanhã vão algumas semelhanças com os de hoje, como indica esta imagem.
-
Nessa versão, a aeronave do futuro também não parece ser muito diferente da atual. Alguns poderiam dizer que este avião é o mesmo de um voo comercial comum dos dias atuais.
-
*Estagiário do R7, sob supervisão de Alexandre Garcia.