-
A indústria cultural tenta imaginar como serão os automóveis do futuro há muito tempo. O filme De Volta Para o Futuro, por exemplo, imaginou que os carros voariam em 2015. Nesse caso, claramente não se concretizou. Porém, o R7 pediu para que o ChatGPT estimasse como seriam os veículos em 2050. Em seguida, pediu para que o DALL-E, outra inteligência artificial, criasse imagens com base nessas respostas. Confira as artes e as descrições
-
"1 - Veículos elétricos predominantes: Com a crescente conscientização sobre as mudanças climáticas e a necessidade de reduzir as emissões de carbono, é provável que os veículos movidos a combustíveis fósseis sejam amplamente substituídos por veículos elétricos".
-
Antes de tudo, reitero o ChatGPT: "No momento, minha resposta será baseada em especulações, considerando que minha base de conhecimento foi atualizada pela última vez em setembro de 2021. Em 2050, é provável que os veículos de passeio tenham passado por avanços significativos em termos de tecnologia, design e sustentabilidade. Aqui estão algumas possibilidades:"
-
"A tecnologia de baterias terá evoluído, proporcionando maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos".
-
"2 - Automação e direção autônoma: Acredita-se que os veículos autônomos estejam em uso generalizado até 2050. Os avanços na inteligência artificial e nos sistemas de sensores permitirão que os veículos operem de forma autônoma, reduzindo a dependência de motoristas humanos".
-
"Isso pode resultar em maior segurança, eficiência no trânsito e uma experiência de condução mais relaxante para os passageiros".
-
"3 - Design aerodinâmico e leve: Os veículos de passeio em 2050 provavelmente terão um design aerodinâmico para reduzir a resistência ao ar e melhorar a eficiência energética".
-
"Materiais mais leves e avanços na engenharia permitirão a fabricação de carros mais leves, resultando em maior autonomia para os veículos elétricos".
-
"4 - Integração de tecnologias avançadas: Os veículos do futuro provavelmente estarão equipados com tecnologias avançadas, como sistemas avançados de assistência ao motorista, conectividade inteligente, realidade aumentada no para-brisa, interfaces de usuário intuitivas e sistemas de entretenimento imersivos"
-
"Além disso, a integração com a infraestrutura das cidades inteligentes pode permitir uma experiência de condução mais integrada e conveniente".
-
"5 - Compartilhamento e mobilidade sob demanda: É possível que o modelo de propriedade de veículos mude significativamente até 2050. Com o aumento do compartilhamento de carros e a popularidade dos serviços de mobilidade sob demanda, como carros autônomos compartilhados, a posse individual de veículos pode se tornar menos comum".
-
"Isso pode resultar em menos congestionamentos nas ruas e maior eficiência no uso dos veículos".
-
Novamente, ressalta o ChatGPT: "É importante lembrar que essas são apenas possibilidades especulativas com base nas tendências atuais. A indústria automobilística está em constante evolução e pode haver outros avanços tecnológicos e mudanças socioculturais que influenciem a aparência e a funcionalidade dos veículos de passeio em 2050".
-
*Sob supervisão de Ana Vinhas