Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Galípolo defende melhores condições para servidores do BC assumirem novas obrigações

Presidente da autarquia afirmou que BC tem demonstrado seu compromisso com as metas de inflação e demais objetivos legais

Economia|Do Estadão Conteúdo

Galípolo participou de sessão da Câmara em homenagem aos 60 anos do BC Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados/1º.04.2025

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta terça-feira (1º) que as obrigações da autarquia têm crescido, em linha com as transformações observadas no Sistema Financeiro Nacional. Mas os recursos e o próprio arcabouço legal e institucional do regulador não cresceram com a mesma velocidade, e é necessário garantir que os servidores tenham condições de assumir essas novas obrigações.

“Hoje a gente tem esse trabalho feito através da excelência da equipe técnica dos servidores do Banco Central, mas é muito importante e tempestivo que a gente consiga dar as condições essenciais e necessárias para que os servidores do Banco Central possam assumir as novas obrigações”, disse Galípolo, durante uma sessão na Câmara dos Deputados em homenagem aos 60 anos da autoridade monetária.

O presidente não citou nominalmente a Proposta de Emenda à Constituição 65, que concede a autonomia financeira e orçamentária ao BC. O texto está parado desde o ano passado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, aguardando apreciação. Como já mostrou a reportagem, o BC tem conversado com outras áreas do governo sobre a iniciativa.

Durante sua fala, Galípolo acrescentou que o BC foi “forjado” sob calor e pressão e, hoje, é reconhecido pela sociedade e outros banqueiros centrais como uma instituição de excelência. Ele repetiu que a autoridade monetária tem demonstrado seu compromisso com as metas de inflação e os demais objetivos legais.


“A vigilância e o zelo pela estabilidade monetária e financeira é uma batalha contínua. Ela é permanente para toda a autoridade monetária, não só para o Banco Central do Brasil”, disse. “O objetivo do Banco Central é fundamentar de forma técnica, imparcial e objetiva cada ação e decisão que ele toma.”

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.