Golpes de sites falsos de venda de carros crescem 70% em três meses

Criminosos criam páginas semelhantes às de leiloeiros oficiais e, depois de receber dinheiro da falsa venda, desaparecem

Leilões virtuais são utilizado por golpistas para enganar compradores

Leilões virtuais são utilizado por golpistas para enganar compradores

Divulgação/SSP/DF

Os golpes virtuais em sites de empresas de leilões falsos cresceram 70% nos últimos três meses. A Associação Nacional dos Leiloeiros diz que tem recebido cada vez mais denúncias de golpes.  De um ano pra cá, a associação identificou na internet mais de 800 páginas usadas por criminosos para enganar os compradores.

No golpe, os criminosos criam páginas bem parecidas com as originais, negociam o lance e, depois da transferência bancária, desaparecem.

O construtor Fausto Carvalho foi vítima do golpe. Ele depositou quase R$ 55 mil na conta indicada no falso site para comprar um baú para o seu caminhão. Ao ligar para marcar a entrega, se deu conta que tinha caído no golpe. O leilão era falso.

A Associação Nacional dos Leiloeiros destaca que em geral os criminosos usam páginas hospedadas em outros países e, por isso, não têm o .br no final e recomenda que os compradores confirmem os dados do leiloeiro.