Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Governo confirma que caso de 'vaca louca' encontrado no Pará é atípico

Análise realizada pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal indica causas naturais para doença

Economia|Do R7

Foi confirmado caso atípico da doença da 'vaca louca' em animal do Pará
Foi confirmado caso atípico da doença da 'vaca louca' em animal do Pará

O Ministério da Agricultura confirmou que o caso isolado de encefalopatia espongiforme bovina, doença mais conhecida como mal da "vaca louca", detectado no município de Marabá (PA), é atípico. Trata-se, portanto, de enfermidade que ocorre por causas naturais e não tem relação com o consumo de alimento proibido. 

A análise foi realizada pelo laboratório de referência da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal)

Assim que recebeu o resultado, Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, entrou em contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, na sequência, iniciou a inserção das referidas informações no sistema para a comunicação oficial à OMSA e às autoridades chinesas, disse a pasta por meio de nota, na noite desta quinta-feira (2).

Quando o processo for concluído, será marcada uma reunião virtual com o governo chinês para tratar do desembargo da exportação da carne bovina ao país, informou o governo brasileiro.


A doença afetou um único animal de 9 anos de idade, e todas as providências sanitárias foram adotadas prontamente. Por se tratar de caso atípico, ou seja, ocorrido por causas naturais e sem relação com o consumo de alimento indevido, a pasta disse que está seguindo os protocolos sanitários necessários para restabelecer as exportações da carne bovina brasileira o mais breve possível.

Nesta quarta-feira (1), os governos da Tailândia, do Irã e da Jordânia suspenderam temporariamente as importações de carne bovina brasileira, devido ao caso do 'mal da vaca louca'.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.