Governo estende prazo de pagamento do Pronampe para 6 anos
Atualmente, o prazo para pagamento no programa é de 48 meses, sendo 11 de carência e 37 para pagamento
Economia|Do R7
O governo federal anunciou nesta quinta-feira (27) a extensão do prazo para pagamento dos empréstimos contratatos por meio do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), de quatro para seis anos.
Segundo comunicado da assessoria de Comunicação Social da Presidência da República, a medida visa a "promover a retomada da capacidade de investimento das empresas tomadoras".
"Almeja-se também, no contexto de deterioração do endividamento das empresas em função da recente subida das prestações atreladas à Selic, a preservação das empresas de pequeno e médio porte afetadas pelas medidas sanitárias de combate à Covid-19, a manutenção dos empregos e a redução da demanda de amparo por trabalhadores desempregados, assim como a retomada econômica mais rápida no pós-Covid", conclui a nota.
Atualmente, o prazo para pagamento no Pronampe é de 48 meses, sendo 11 de carência e 37 para pagamento. Os empréstimos têm juros anuais máximos correspondentes à taxa Selic, atualmente em 13,75%, acrescida de 6%. Com isso, a taxa chega a 19,75% ao ano. As operações de crédito podem chegar a até 30% do faturamento anual da empresa informado pela Receita Federal, limitado a R$ 150 mil por CNPJ, conforme capacidade de pagamento.